Saturday, June 21, 2003

David Attenborough e a Censura


Recentemente passou num dos canais de televisão (não me recordo qual) um programa sobre David Vaitembora. Para além de falarem da sua carreira e do papel fundamental que desempenhou na BBC, relataram um episódio polémico e marcante enquanto apresentador de programas sobre a Vida Natural.

Numa floresta tropical, David e a sua equipa, filmaram um grupo de macacos que perseguiu e caçou outro macaco. Ao apanharem-no comeram-no vivo. Literalmente. As cenas que foram para o ar foram resultado de uma pesada edição sobre o material original.

Mesmo assim levantaram-se vozes em fúria contra o programa, simplesmente porque David tinha ousado transmitir algo que não batia certo com a ideia de natureza cor-de-rosa que muitos têm.

A defesa de David foi sincera e muito elucidativa. Disse ele que aquele evento era muito importante, não pela brutalidade de que se revestia, mas pelo facto de estarmos a presenciar as origens do agrupamento em simios para fins de caça. O mesmo mecanismo que estava nas origens das mais primitivas sociedades humanas.

Lembremo-nos que a censura se inicia quando um facto não se enquadra na visão que temos do mundo e decidimos não alterar a nossa visão por forma a incluir esse facto.

De facto há quem prefira ignorar esse facto, ou até mesmo dizer que ele não existe.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home