Saturday, June 21, 2003

Sociedade Parte I - Pré História (a seguir ao jantar)


Obviamente numa sociedade surgem pessoas mais inteligentes e mais espertas que outras. Isso não é necessáriamente negativo, nem é reprovavel que uns possam retirar de uma sociedade mais beneficios que outros.

Não deve escandalizar ninguém que numa sociedade que necessitasse de competências especificas na manipulação do ferro, os ferreiros retirassem mais beneficios sociais da sua contribuição que por exemplo um pastor, desde que essa contribuição fosse para melhorar a sociedade no seu todo, incluindo o pastor.

O problema surge quando, sob a capa de um valor, alguém convence os restantes que se devem sacrificar para o bem comum.

Este bem comum, que é uma qualidade eterea bem sonante, assume concretamente a figura de instituições ou sub grupos sociais dominados e controlados precisamente por quem defende a ideia de sacrificio para esse bem comum.

Este sacrificio em nome do bem de todos significa no fundo o seguinte: Passas a retirar menos beneficios por estares em sociedade, porque isso é melhor para todos.

Isto é o oposto do que inicialmente acordámos quando nos decidimos juntar e formar uma sociedade: maior beneficio para todos.

Assim se inicia uma sociedade de escravos e termina uma sociedade de homens livres. (continua...)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home