Tuesday, October 21, 2003

Democracia IV


Se a função fiscalizadora e reguladora do cidadão relativamente aos poderes que o governam se exerce apenas em períodos de eleições, o funcionamento das redes sociais de influência de decisão ocorre de uma forma não regulada.

A forma de manter um controle por parte do cidadão em relação a estes mecanismos é a de ele próprio fazer parte de redes com função reguladora.

Ou seja o cidadão tem que ser tão activo na defesa dos seus interesses e do bem comum, que é seu, quanto o são as redes de influência ao nível do poder, e reagir quando tal se tornar necessário.

Isto é conseguido apenas com uma elevada consciência civica por parte do cidadão, e com a vontade e capacidade de agir.

A criação de grupos e associações que de uma forma expontânea surgem para lidar com problemas especificos, são exemplos disso mesmo.

A sociedade civil não é um conjunto de personalidades "nebulosamente independentes" que defendem um ponto de vista de uma forma pública; a sociedade civil consiste em cidadãos que actuam de uma forma convergente de forma a defenderem os seus interesses e funcionarem de forma complementar e reguladora às redes de poder.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home