Monday, September 15, 2003

Suposição


Peço-vos um pouco de paciência para um mero exercício de imaginação.

Suponham por um momento que um mito é uma narração simbólica e codificada que encobre algo de muito simples e que pode ser reproduzido, isto é, experimentado pessoalmente.

Assumir o mito como sendo a realidade final em oposição a conhecer o seu significado real é o que se distingue a aproximação exotérica da sua compreensão esotérica.

No primeiro caso as celebrações do mito são feitas duma forma mecância sem compreensão do seu real significado, e funcionam como mecanismos de coesão social e cultural necessários e fundamentais ao funcionamento da sociedade.

No segundo caso o mito é a forma narrativa através da qual um ensinamento pode perdurar durante muitos anos.

Geralmente a visão esotérica é muito mais estrita e tradicionalista no que diz respeito à transmissão da história sobre a qual o mito assenta. Muito simplesmente porque ao conhecer o seu significado real, sabe que alterações e adaptações efectuadas dum ponto de vista exotérico podem distorcer completamente o seu significado esotérico.

Os que detêm o conhecimento esotérico do significado dos mitos, designam-se com frequência como sendo o núcleo espiritual da religião que os celebra, pois são eles que detêm a Chave que abre a Porta da sua Compreensão.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home