Monday, September 15, 2003

A Morte da História


A existência de um blog que recria na sociedade portuguesa um ambiente de teoria da conspiração, à semelhança do que se passa em muitos sites americanos, é um fenómeno novo e interessante de observar.

O problema de acreditar ou não no que lá é escrito é um falso problema. Hoje em dia existe uma percepção generalizada de que o que influencia na realidade as decisões numa sociedade democrática são "lobbys" e organizações poderosas que escapam ao controle de tudo e de todos.

As noticias que surgem são automáticamente classificadas como manobras de diversão e manipulações por cada um dos oponentes. Em que pé fica o cidadão comum?

Deve ele aceitar uma "História" oficial que ele sabe ser feita de fragmentos, e em relação aos quais não possui os instrumentos necessários para determinar a sua veracidade? Deve ele desistir de compreender o que se passa à sua volta? Isso será sequer possível?

Esta é a distância perigosa que se pode originar no regime democrático entre os detentores do poder, e os legitimadores do poder, os votantes.

Quando numa sociedade se criam as condições necessárias para que se acredite que tudo é possivel, criam-se as condições suficientes para que tudo seja mesmo possivel.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home