Monday, July 21, 2003

Vegetarianos


Aprecio a diversidade como uma forma de manifestação da Vida, e nesse sentido gosto de ver comportamentos diferenciados, estilos de vida distintos e até opostos ao meu.

Fico calmo e tranquilo com todo o tipo de justificações que as pessoas apresentam para a escolha das suas opções de vida, menos com uma:

Superioridade moral/ética da sua opção relativamente às opções dos outros.

Isto fez-me lembrar um jantar com um grupo de amigos em que estava presente uma pessoa que era vegetariana. Estava tudo a ir lindamente até que o nosso vegetariano começou a enaltecer as virtudes da sua opção utilizando como contraponto a falta de ética e de amor aos seres vivos por parte de quem come carne.

Eu que estava a comer um rosbife disse-lhe:

"O vegetarianismo tem origem na India e prende-se com motivos de ordem religiosa. Os Hindus, como deve saber, não só acreditam na reencarnação como também num mecanismo muito particular que faz com que uma pessoa possa regredir duma encarnação para outra em função do seu comportamento.

Acreditando piamente nisto, recusavam-se a comer carne com receio de estarem a comer um ser humano que tivesse reencarnado num animal para expiar as faltas da sua encarnação anterior.

Como sei que você não é hindu mas sim católico, pode servir-se à vontade duma fatia do meu rosbife sem receio de estar a comer o Cardeal Cerejeira.
"

E lá continuámos o jantar ... entre risos forçadamente contidos e olhares gélidos...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home