Monday, July 21, 2003

A Espada e a Discussão de Ideias


Trata-se de um mecanismo insidioso e quase imperceptivel mas utilizado com muito sucesso por parte de quem tem o dom de argumentar.

Consiste na capacidade de contornar a discussão de uma ideia adjectivando-a de forma a que o interlocutor ou ouvintes se distanciem dela.

Se ao discutir um assunto, alguém lhe diz que a sua perspectiva é infantil, desadequada, desequilibrada, retrógrada, machista (etc, etc, etc) essa pessoa não está a discutir os méritos ou deméritos da sua perspectiva e/ou ideias.

Está apenas a criar um conteudo emocional com o qual sabe que você se sente desconfortável e com o qual ninguém gosta de se identificar. Esta técnica é sobretudo utilizada por pessoas que adquiriram um estatuto de autoridade, o que torna ainda mais facil a sua utilização com sucesso.

A forma de enfrentar este tipo de técnica é desmontá-la perante quem a utiliza, mas nunca de uma forma emocional. Lembre-se que se o fizermos estamos a cair na ratoeira que nos foi montada.

Basta chamar a atenção que a pessoa em causa está a fugir da discussão objectiva do assunto, talvez por desconhecimento do mesmo.

Tenha presente que quem utiliza esta técnica, por muito forte que lhe pareça, é sobretudo inseguro e obtém a sua força da ausência de força por parte dos que o circundam.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home