A Espada e a Discussão de Ideias
Trata-se de um mecanismo insidioso e quase imperceptivel mas utilizado com muito sucesso por parte de quem tem o dom de argumentar.
Consiste na capacidade de contornar a discussão de uma ideia adjectivando-a de forma a que o interlocutor ou ouvintes se distanciem dela.
Se ao discutir um assunto, alguém lhe diz que a sua perspectiva é infantil, desadequada, desequilibrada, retrógrada, machista (etc, etc, etc) essa pessoa não está a discutir os méritos ou deméritos da sua perspectiva e/ou ideias.
Está apenas a criar um conteudo emocional com o qual sabe que você se sente desconfortável e com o qual ninguém gosta de se identificar. Esta técnica é sobretudo utilizada por pessoas que adquiriram um estatuto de autoridade, o que torna ainda mais facil a sua utilização com sucesso.
A forma de enfrentar este tipo de técnica é desmontá-la perante quem a utiliza, mas nunca de uma forma emocional. Lembre-se que se o fizermos estamos a cair na ratoeira que nos foi montada.
Basta chamar a atenção que a pessoa em causa está a fugir da discussão objectiva do assunto, talvez por desconhecimento do mesmo.
Tenha presente que quem utiliza esta técnica, por muito forte que lhe pareça, é sobretudo inseguro e obtém a sua força da ausência de força por parte dos que o circundam.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home