Wednesday, July 09, 2003

O Budista bonzinho...


No inicio de Junho, estava eu em Sesimbra a jantar num restaurante.
Tinha levado comigo o "Dhammapada" que andava a ler. O Dhammapada é um dos textos clássicos do budismo e consiste na recolha dos dizeres de Buda.

O livro tem na capa a fotografia duma gigantesca estátua de Buda.

O empregado que tinha reparado no livro disse-me às páginas tantas: "Já li esse livro, é muito bom".

Respondi-lhe com algo do género "pois é, é muito interessante."

Passado algum tempo aproxima-se da minha mesa e diz-me: "Admiro muito os budistas. Respeitam muito a vida. Se forem a andar a rua e virem uma lesma no chão, desviam-se para não a matar."

Tocado por esta síntese brilhante do budismo, respondi-lhe: "Isso até pode ser verdade, mas se encontrarem um lobo a reacção será diferente."

Ficou calado e fixou-me o olhar como se estivesse a tentar perceber que tipo de bicho é que estava à sua frente.

Comecei a rir, e ele também.

Afinal há esperança...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home