Sunday, July 06, 2003

O Condomínio Democrático


Quem já assistiu a uma reunião de condominio rapidamente se apercebeu do vigor com que cada condómino defende o seu ponto de vista na gestão dos espaços e equipamentos comuns do edificio.

Se bem que se observe nalguns casos um exagero verbal, o que é certo é que o administrador tem que estar bem preparado para enfrentar um inquérito rigoroso sobre opções tomadas e despesas efectuadas com o dinheiro de todos.

O aprofundar da democracia passa, na minha opinião, por uma maior exigência dos cidadãos relativa aos gestores da sociedade que é Portugal.

Essa exigência só se consegue gerar com um aumento da consciência que todos nós somos accionistas desta sociedade e que como tal temos um papel fundamental na fiscalização da forma como é gerida.

Torna-se claro que esta exigência se constroi com um forte investimento na formação de base dos cidadãos, mas assenta sobretudo na modificação do mais dificil: aquilo que vulgarmente se chama “o coração dos homens”.

Este “coração” representa, neste contexto, a atitude automática que se tem perante a autoridade.

Um povo é tão mais submisso quanto mais encara os mecanismos de regulação social (a autoridade) como algo superior e transcendente a si mesmo. Essa submissão é a nevoa que o impede de encarar essa autoridade e de lhe exigir prestação de contas.

No fundo trata-se da figura do pai projectada nas instituições.

Se como adultos “matámos o pai” e afirmámos a nossa individualidade, não podemos deixar a tarefa limitada ao pai biológico.

Esta “mortetem que se estender a todas pessoas/instituições em que projectamos a figura do pai para que possamos lidar como elas como individuos independentes que somos.

Não com desrespeito ou infantilidade mas como um adulto responsavel e lúcido.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home