Friday, July 04, 2003

Professor Karapuça gosta de Pato




Nota-se um interesse cada vez maior das pessoas por temas e assuntos que têm por hábito ser designados de "ciências" "ocultas".

Estas ciências ocultas apresentam para mim um paradoxo muito grande: a quantidade de livros que falam sobre elas e sobre os seus ensinamentos são numa quantidade colossal.

Temos então uma de duas soluções: ou não há nada de oculto porque está tudo publicado, ou o que é publicado é um embuste e o que há a dizer sobre o assunto permanece reservado.

A agravar este problema surge a forma como os especialistas destas áreas aparecem. São geralmente pessoas que lêem ou estudam (autodidactas) livros de acesso geral durante alguns anos e que, de acordo com a sua própria avaliação, se tornam especialistas.

Manifestam uma profunda falta dos mais elementares conhecimentos necessários para a própria actividade em que se dizem professores/especialistas. Pouco sabem de mitologia, simbolismo, clássicos gregos e confundem com facilidade Heraclito com Pirulito.

Do pouco que aprendi acerca de ciência é que esta se aprende e se estuda com alguém que sabe mais que nós e que o demonstra sem margem para dúvidas. Essa pessoa por sua vez aprendeu com outra, que aprendeu com outra.... Isto ocorre num edificio chamado escola rodeado de outros na mesma situação.

Além disso a ciência tem a grande vantagem da repetibilidade das experiências, de estabelecer a relação entre causa e efeito e de prever resultados com exactidão.

Parece-me então claro que não estamos perante ciência, nem perante oculto mas sim perante embusteiros profissionais.

Compreendo que à falta de capacidade de ganhar a vida doutra forma, a única que resta seja explorar o semelhante naquilo que ele tem de mais frágil a sua credulidade.

No entanto existe um lado positivo para tudo isto. Se porventura existe algum conhecimento "oculto" todos estes astrólogos, tarólogos, quiromantes e por aí adiante cumprem bem o papel de o manter nesse estado.

A coluna de fumo que erguem em torno do assunto é de tal forma espessa que espanta qualquer um.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home