Friday, October 24, 2003

Fogo




De acordo com a Filosofia Hermética o homem é composto de 4 elementos, e o seu simbolo enquanto tal é a Esfinge.

Esta Esfinge não é mais que uma criatura mitológica que consiste na agregação num só Ser dos 4 animais que representam os 4 elementos no mundo animal.

Referimos já que o elemento Ar no homem, é o simbolo que representa os pensamentos e a capacidade analítica da mente racional.

O elemento Fogo representa no homem a energia sexual, o desejo, ou mais correctamente a Libido. É interessante notar a bela descrição de Camões: "é fogo que arde sem se ver".

Ao contrário do que se supõe não foi Freud que descobriu a importância do sexo na definição daquilo a que chamamos ser humano. Ele apenas redescobriu o que já antes se sabia, e utilizou dentro das limitações da sua própria época o método cientifico no sentido de sistematizar o seu estudo.

Mas interessante é notar que o animal que é atribuido ao Fogo é o Leão, simbolo da realeza o que torna clara a importância atribuida pelos filósofos da antiguidade à energia sexual.

Isto não é mais que a sobrevivência simbólica da tradição milenar que afirma ser a energia sexual a fonte de Redenção e aquela através da qual o Homem atinge o conhecimento de Si Mesmo, coroando-se Rei.

A Tradição Ocidental incorpora ensinamentos Tântricos.

Por isso dizia alguém "quando me dizem que vão em direcção ao Oriente em busca, aquilo que lhes digo é que isso é apenas uma manifestação do seu desejo de viajar. Pois se quiserem realmente procurar e entender, o Ocidente tem pérolas e esmeraldas espalhadas à vista de quem as quiser ver."






0 Comments:

Post a Comment

<< Home