Friday, July 11, 2003

Land of the Brave. Home of the Free

Para os bravos que continuam a honrar-me com o vosso tempo na leitura deste blog, algumas palavras e um desafio.

A mente é a última grande fronteira, o imenso território desconhecido que cada um tem por explorar. E isso não se consegue lendo livros num sofá, exige trabalho, treino, prática mas acima de tudo aquilo que em inglês se designa por: fullproof bullshit detector.

O intelecto, a lógica, a análise de que tantos se gabam não são as únicas formas da mente lidar com o Universo; existem também a intuição, a imaginação e a analogia fundamentais para a: criatividade.

O mundo mudou! O que é pedido ao funcionamento do cérebro hoje são estas caracteristicas por que atingimos o nivel tecnológico suficiente para que tenham valor económico.

E agora uma história e um desafio:

Um mestre sufi que vivia numa cidade anunciou que estava disposto a aceitar discipulos mas que os faria passar por uma prova antes de os receber como tal.

Num sábado de manhã vários jovens apresentaram-se às portas da cidade para serem testados pelo mestre. Este chegou junto aos muros altos da cidade e disse:

“Aceitarei como meu aluno aquele que entrar na cidade subindo pela parede com o seu camelo.”

Os jovens entreolharam-se atónitos e apenas um dentre eles levou o seu camelo junto da parede e , tentando o impossivel, começou a tentar empurrá-lo pela parede acima.

Um dos jovens inteligentes dirigiu-se ao mestre e disse: “Analisei o que pediste e sei que estás a testar a nossa lógica. Tu sabes que é impossivel subir pela parede e deste-nos uma tarefa impossivel para determinares qual de nós consegue entender isso”.

O mestre permaneceu calado, enquanto o outro jovem não desistia da sua tarefa e gritava palavras de incentivo para o seu camelo subir a parede.

Após uns momentos o mestre falou, voltando-se para o jovem que tentava subir pela parede: “Vem comigo, foste o único aceite como discipulo”.

Desafio: Porque é que o mestre escolheu aquele jovem?
A resposta chega no domingo ao fim do dia, porque este fim-de-semana não fico em casa.

Um bom fim de semana para todos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home