A Manipulação da Espada
O que chamamos "conhecer uma pessoa", não é mais que a informação que obtemos dessa pessoa e o processamento que dela fazemos de acordo com critérios de classificação que nos permitem catalogá-la num dado estereotipo.
Existem 2 factores que tornam o “conhecer um bloguista” algo diferente:
1) Ausência de leitura física do bloguista.
Pessoas particularmente atentas ou intuitivas retiram muita informação da mera observação física do interlocutor.
2) Tempo de reflexão.
O bloguista dispõe de uma arma preciosa, o tempo que medeia entre aquilo que pensa e aquilo que diz. Isto permite-lhe ser preciso na construção dos sinais que pretende enviar.
Existe além disto o anonimato que coloco na primeira categoria.
A pretensão de achar que é possivel conhecer alguém ou mesmo prever as suas intenções com base no que escreve, só é válido para aqueles que se encontram presos a si próprios por conveniência ou necessidade.
Essa pretensão é alicerçada na crença da infalibilidade do sistema de classificação que cada um tem utilizado ao longo da vida.
A) O que é um pouco arriscado se estivermos perante alguém que consegue manipular os sinais enviados.
B) Como por exemplo eu, que escrevi este blog com os sinais necessários para que você ache que sou um pretencioso convencido.
Conclusão:
O texto deste blog cria o que se designa por um “strange loop”, em que se torna dificil determinar se sou ou não realmente convencido.
Se você achar que sou pretencioso e convencido então está a aceitar que consegui gerar os sinais necessários para que me classificasse dessa maneira. O que faz com que seja honesto e directo.
Se acha que não sou pretencioso/convencido então que tipo de pessoa escreve A) e B) e C) ?
C) Isto meus caros amigos chama-se em Magia, a Manipulação da Espada e não é para todos.
Se isto incomoda alguns dos meninos façam o favor de ir para o Abrupto que aqui é só para poucos.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home