Monday, June 23, 2003

O PRD afinal existe


Hoje pude ler o artigo de PRD acerca dos blogues. E quero partinhar os seguintes pensamentos acerca do mesmo.

Já me dizia o meu avô que para compreender as intenções duma pessoa é tão importante o que ela diz como a forma como o diz.

Para começar não me pareceu muito elegante deixar a ideia de que um colega seu estava a lutar contra uma diminuição de desempenho profissional devido ao seu interesse pelos blogues.

Não que isso não possa ser verdade, mas para efeitos das ideias que quer expor eu não precisava de saber isso e ele certamente não necessitava dessa exposição.

Por outro lado torna-se evidente que para o PRD enquanto um notavel circular na esfera restrita dos fazedores de opinião, da qual ele faz parte, está tudo bem. Quando o notável decide descer ao vulgo, PRD apelida-o de: vaidoso, cobarde e presunçoso. Há muito que não via uma tal manifestação de elitismo.

Sobramos nós, os pobres coitados anónimos que escrevemos blogues que "vomitamos ideias e opiniões como se fossemos incontinentes", escrevemos "texto vomitado a metro" e "cheios de raiva", segundo PRD.

O problema reside na incapacidade de selecção do que vai ser escrito por parte de quem escreve blogues; e então, qual é o problema?

Por acaso algum bloguista exige que lhe paguem para ler o que escreveu? Que sentido faz então exigir qualidade ao bloguista ? Essa exigência fazemo-la nós a si, PRD, sempre que compramos o seu jornal.

Depois vem a piece de resistance: "Se houvesse leis sobre a matéria e eu pudesse legislar, os "blogues" existiam." Estamos perante um rei implacavel mas benevolente. Agradeço e registo

Esta frase define numa penada uma pessoa que acha que a qualidade se pode impor ou tolerar por decreto, esquecendo-se das inumeras vezes que "falta de qualidade" foi o argumento invocado para: censurar.

Mas a minha preferida é "estão a negar a essência do seu trabalho". Veio-me à memória a análise que Aldous Huxley faz em "Sobre a Democracia" acerca das pessoas que utilizam a palavra "essência" para defender um argumento. É um texto brilhante e que será citado futuramente.

Enfim ... Não era o PRD o partido que ia trazer qualidade à vida politica portuguesa?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home