Wednesday, June 30, 2004

Espera


Quando alguém espera que venha um Mestre que o ilumine, um Mago que o ensine ou um Mistico que lhe aponte o Caminho estamos perante mais um preguiçoso que quer que alguém faça o Trabalho por ele.

A quase totalidade destas pessoas acaba numa fila para uma qualquer tenda de circo com um guru lá dentro pronto a ajudar a troco de um cheque.

O meu avô viu-se livre dum destes "candidatos".

Quanto mais o homem insistia mais o meu avô se tornava incoerente assumindo o aspecto de um velho lunático e meio idiota.

Em pouco menos de 15mn o homem convenceu-se que estava perante um velho decrépito que não passava de uma fraude.

O meu avô balbuciava, repetia palavras, esquecia-se do que ia a dizer além de tremer fortemente com a mão direita e parecer sempre assustado.

O que era interessante de observar é que no meio da aparente incoerência, o meu avô lhe respondeu sempre de forma coerente.

Numa ocasião mostrou-lhe claramente quem era e o que representava.

Mas o pobre homem estava tão ocupado a ver a sua imagem de guru a ser destruida, que não ouviu o que lhe estava a ser dito.

Tinha construido uma fantasia a partir do que tinha lido e ouvido sobre como deveria ser um "guru". Essa fantasia não era mais que o agregado de tendências e desejos da sua mente, logo um reflexo da sua própria personalidade.

Quando a projecção é destruida desta forma, a reacção é de violência e rejeição.

A lição que lhe foi dada foi muito simplesmente: "O Real não é o teu ego".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home