Dilema do Rigor II
(...continuação ...)
O Problemas dos Conservadores
-----------------------------------------
O que se tem verificado nos últimos tempos é uma alteração acentuada do rito Romano no sentido de o tornar mais atractivo para os fieis e potenciais fieis.
A isto não é estranho o facto, facilmente verificavel, de a participação nas celebrações ser cada vez mais reduzida. O caminho escolhido parece ser, nalguns casos, uma aproximação do tipo IURD mas em versão muito soft.
O que era um rito de comunhão com o sagrado transforma-se num espectáculo de variedades encapotado. Esta descaracterização do rito demonstra de uma forma clara a crise de secularidade que a Igreja de Roma atravessa.
Ela sabe que cedências seculares se traduzirão mais tarde ou mais cedo em mais cedências seculares, até culminar na última de todas: a colocação da mulher como co-celebrante.
E isto, a acontecer, seria a destruição da Igreja de Roma tal como a conhecemos.
Para que este caminho de erosão não se acentue, só lhe resta a opção de colocar o travão e efectuar um retorno às origens, mais ou menos intenso.
O problema com esta solução é que o Mundo está a rodar a uma velocidade demasiado elevada para que esse travão possa ser eficaz.
Este é o Catch 22 da Igreja de Roma, tanto a mudança como a resistência à mudança não auguram boas perspectivas.
Como é dito no trailer de “Matrix: Revolution” :
Tudo o que tem um inicio, tem um fim.
(...continua ...)
0 Comments:
Post a Comment
<< Home