Wednesday, September 03, 2003

Certificação




A CNN apresentou recentemente um programa em que se chamava a atenção para a necessidade de existir uma certificação de instrutores de Yoga. A razão prende-se com o facto de os exercicios de Yoga poderem causar, se mal executados, danos físicos.

O problema resolver-se-ia com um controle estatal sobre o Yoga, por forma a proteger o cidadão incauto dos potenciais perigos associados à sua prática.

Isto está totalmente correcto dum ponto de vista de saúde pública. Muitas escolas de Yoga irão certamente querer obter, de uma forma ávida, estes "certificados de qualidade" para colocarem ao lado da fotografia do seu gordo e sebento Guru.

Tudo isto está muito certo desde que consideremos que o Yoga não é mais que uma forma oriental de ginástica, com laivos de contorcionismo.

O mais dificil será conseguir substituir o ar etéreo de espiritualidade nebulosa com que muitos instrutores de Yoga se passeiam nos seus ginásios, pois não há nada mais ridiculo que um professor de ginástica com uma auréola à sua volta.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home