Tuesday, June 03, 2003

A forma de ser azul (claro e escuro)

Encontro com um amigo Bloquista
Hoje tive um encontro com um amigo que muito me animou.
Sendo ele do bloco de esquerda admirei o seu contorcionismo quando me explicou a repentina mudança estratégica-ideológica a favor da Europa.

Outra das suas dificuldades foi explicar-me a razão pela qual as figuras de proa são sempre as mesmas.
Já repararam que acontece o mesmo na CGTP, PCP ? Afinal aqueles que se dizem os mais democratas acabam por se eternizar no poder.

São as suas organizações tão pobres que não conseguem gerar alternativas de liderança ?

Democracia significa que todos possuem as mesmas oportunidades, isto é as regras são iguais para todos; o topo está disponivel para aqueles a quem a Natureza dotou das qualidades necessárias para o atingirem.

Galos sentados em poleiros de capoeiras cujas regras estão feitas por forma a impedirem outros de lá se sentarem, soa-me pouco a democrata e mais a galaró espertalhão.

A tua oportunidade é o teu nome

Na sequência do que foi dito anteriormente é bom que se esclareça que os dados estão viciados a todos os niveis. Cargos de relevo são atribuidos de acordo com ligações familiares em grandes grupos nacionais e não me estou a referir a grandes cargos.

É facil encontrar em inicio de carreira jovens de nomes sonantes a ocuparem postos que outros demoram anos a atingir. Ou seja as regras não são iguais para todos pois dependem do apelido.

Os problemas que se colocam são complicados porque o que conta no fim do dia para desenvolver um país é a massa cinzenta disponivel. Acham que alguém verdadeiramente inteligente vai aceitar ser preterido por outrém que não sendo mais inteligente que ele possui apenas um apelido mais social?

Mesmo que compreenda que isso é feito no sentido de criar pontes entre grupos económicos afim de dinamizar oportunidades de negócio, não sentirá ele igualmente a profunda injustiça que isso significa?

Terá ele que concluir que Portugal é demasiado paroquial e que o seu futuro, que só dele depende, tem melhores perspectivas noutra sociedade?





0 Comments:

Post a Comment

<< Home