Wednesday, May 05, 2004

A gota


A água do rio que corre para o mar tem muitas histórias para contar.

Por vezes corre rápida sem parar.
Noutras alturas diverte-se a construir margens e pequenas enseadas onde descansa.
Mas por muitas que sejam as suas aventuras, o seu destino é o Mar.


Perguntou-me outro dia uma gota de água do rio, para que servia tudo isto.
Esta viagem que acabava na sua dissolução no mar.

Notei uma certa tristeza no seu olhar.

Disse-lhe: Oh irmâzinha, porquê tanto temor? Acaso esqueces tu que és uma gota de água? E que o mar e o rio são apenas fases da tua existência?

Peguei na sua mão e levei-a até à foz do rio.

Vê irmâzinha o que acontece à água do rio, que depois de tanto experimentar durante a sua viagem termina neste Oceano Infinito.
Vê como ela parece desaparecer evaporando-se.
Olha mais além como tantas gotas tornam a renascer nos Céus e formam nuvens.
Repara que alguns delas caem sobre a Terra seca e tornam a renascer na nascente do rio.


A gota disse num misto de espanto e tristeza:Mas qual o sentido de tudo isto ? Não percebo o porquê.

Respondi-lhe: Memória. Ganhar memória.

A a gota ainda mais triste, sussurou: "Mas eu não me lembro de nada."

E eu com um largo sorriso respondi-lhe:
"Mas eu que por vezes sou gota, por vezes rio, por vezes mar, por vezes nuvem lembro-me".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home