Thursday, May 20, 2004

Continuidade


As estruturas cognitivas que se estabelecem de acordo com o desenvolvimento biológico do próprio cérebro, parecem ficar grandemente determinadas, em média, por volta dos 18 anos de idade.

Este é o significado de se "atingir" a "idade adulta" aos 18 anos com os deveres e responsabilidades inerentes.

A chamada entrada na idade adulta não é mais que o marco do fim de um processo biológico de organização dos circuitos neuronais que reflectem os padrões cognitivos "normais".

Isto significa que a forma de pensar, as reacções automáticas a que chamamos personalidade ou Ego estão fortemente dependentes da forma como o nosso cérebro se organizou até à "entrada na idade adulta".

A partir daí é mais do mesmo e acumulação de dados organizados de acordo com os mesmos padrões de classificação.

A natureza leva-nos até um determinado ponto, que é o resultado da evolução da nossa espécie.

Considerar-mos que a evolução da nossa mente termina quando termina o processo biológico, é assumirmos unicamente a nossa existência na sua componente biológica, ou seja animal.

Para irmos um passo mais à frente, temos que ser nós mesmos a efectuar as transformações seguintes e isso só é possivel com uma qualidade únicamente humana: Vontade.

Por isso diz a tradição que o Homem é a ponte entre o Animal e Deus, ou entre a Besta e a Divindade, e que a virtude que permite unir uma à outra é a sua: Vontade.

E como toda a União é um acto de Amor, este processo designa-se de:

Amor sob Vontade

0 Comments:

Post a Comment

<< Home