Triptico
A divisão é tripartida. Assim acontece em todas as religiões.
Literal ou Externa
Há o que podemos chamar de religião literal e consiste numa interpretação literal dos textos sagrados. Os textos são tomados à letra e o nivel de interpretação sobre o seu significado é reduzido.
É a este nivel que se estabelece o dogma, que não é mais que a interpretação oficial adoptada como verdadeira e única por parte do poder temporal da religião. Este poder temporal está nas mãos de parte da sua casta sacerdotal.
A este nivel processa-se toda a actividade visivel da religião e os seus ritos são seguidos e executados sem qualquer interpretação ou conhecimento do seu real significado. No entanto possuem a função fundamental de criação de um ritmo na vida social, indispensavel à sanidade mental da população.
Esta é a religião seguida pelas massas.
Simbólica ou Interna
O nivel seguinte é o simbólico.
Trata-se do primeiro grande passo iniciático do praticante da religião, e são poucos os que são escolhidos para tal.
O choque é grande e a informação muitas vezes não é comunicada directamente. O mais habitual é que se deixem pistas aqui e acolá, inconsistências que fazem pensar.
A razão é simples, a este nivel o praticante vai perceber que tudo aquilo aceitava de forma literal é apenas e só a representação simbólica de algo muito mais profundo: o nucleo espiritual da religão que pratica.
Neste nivel, e de acordo com a sua capacidade, o praticante terá uma primeira compreensão das histórias e "factos" da sua religião. É como se uma L.V.X. nascesse dentro de si e permitisse ver para além dos primeiros véus.
Imaginemos a titulo de exemplo a situação de um cristão que ao ser iniciado no nivel simbólico é levado a perceber que Cristo nunca existiu históricamente.
Os fundamentos da sua fé são literalmente arrasados. Instala-se o caos, a dúvida, a revolta. Como se de uma morte se tratasse. Daí que a selecção seja muito cuidadosa e efectuada ao longo de anos de observação do candidato.
O processo é longo. Mas se souber, se quiser, se ousar e se mantiver Silêncio sairá vitorioso.
Aqui começa também a compreender a unidade subjacente a todas as religiões, pois compreende que a sua manifestação exterior e literal contém os símbolos especificos de um tempo e de uma cultura.
Só aqui se pode falar de Ecumenismo.
Espiritual ou Secreta
L.V.X.
Este é o centro da religião.
É o seu nucleo Espiritual.
Este centro é o mesmo para todas as religiões.
L.V.X.
O Sagrado é Uno.
Só há Um Olho no Triângulo.
L.V.X.
O Fim do Mundo
A morte de uma religião ocorre quando o núcleo Espiritual se extingue.
Pouco depois desaparece o nucleo interno ou simbólico que ao nucleo Espiritual vem buscar o seu Alimento.
Por fim resta a face externa ou literal que se arrasta sobre o peso da sua própria inércia, desligada que está da Fonte.
Até que L.V.X. se manifesta novamente, sob outra capa.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home