Thursday, March 18, 2004

1984


O Governo português não aceita a utilização de "air marshalls" a bordo dos aviões que tenham como destino/origem o território nacional.

Um "air marshall" é uma força policial especialmente treinada para lidar com uma ameaça terrorista a bordo de um avião, por forma a neutralizá-la como os menores custos possiveis em termos de vidas humanas.

As próprias munições utilizadas são distintas das habituais, por forma a não provocarem dano na aeoronave mas apenas no alvo humano a que se destinam. A razão não se deve a qualquer preocupação com o valor do avião mas com o facto evidente que uma arma normal disparada em pleno voo pode colocar em risco todo o avião.

O português comum aceita e apoia este medida.

Durante o Euro 2004 o governo vai colocar em patrulha caças F16 armados para dissuadir qualquer possibilidade de ataque com aviões contra os estádios em que os jogos se vão disputar. Está obviamente implicita nesta medida a possibilidade, ainda que em situação extrema, de um avião da Força Aérea Portuguesa abater um avião civil.

O português comum aceita e apoia este medida.

Não aceitamos que um agente treinado possa lidar com uma ameaça dentro de um avião no sentido de a abortar, mas aceitamos como carneirinhos um caça com misseis prontos a abater o avião inteiro.

Quando um cidadão aceita plácidamente que o Estado o considere como alvo, em função de qualquer medida extrema sem esgotar préviamente todas as possibilidades, essa pessoa despe a pele de cidadão e veste a de um escravo.



0 Comments:

Post a Comment

<< Home