Tuesday, September 09, 2003

Experiência


A experiência religiosa consiste em atingir um estado de consciência totalmente distinto do normal.

Esse estado é sentido pelo praticante como sendo “superior” ao estado normal sobretudo porque se lhe torna impossivel expressar por palavras aquilo que viveu. No fundo à semelhança do que sucede com a contemplação de uma obra de Arte.

Se a experiência for intensa e se o praticante não estiver devidamente equilibrado, o resultado é insanidade. Esta insanidade pode ocorrer dum ponto de vista estritamente mental (no sentido médico do termo), ou num sentido espiritual.

Este último caso ocorre quando o praticante, após a experiência, assume o que viveu como universalmente verdadeiro para os restantes seres humanos. Experiências realizadas em contextos culturais diferentes são excluídas e vistas até como manifestações hostis.

Os métodos e processos que permitem a qualquer ser humano obter por si mesmo esta experiência de uma forma segura, ou seja depois de devidamente preparado e testado, existem. Os seus depositários foram ao longo da história perseguidos de forma sistemática e brutal por todas as religiões organizadas.

O Quietismo, já referido, é apenas um exemplo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home