Sunday, August 03, 2003

O Dilema do Prisioneiro - 2


A melhor solução parece ser a de nenhum dos suspeitos confessar porque só isso garante a sentença mínima: 6 meses.

Mas logo uma dúvida surge num dos prisioneiros: "E se o meu companheiro decide aproveitar-se do facto de eu tomar a decisão mais racional, e confessa? Ele sai em liberdade e eu apanho 20 anos. Não confessar pode não ser a decisão mais racional."

"Talvez o mais racional seja eu confessar, e se ele decidir não confessar saio eu em liberdade e apanha ele 20 anos."

Mas uma nova dúvida o assalta:

"Bom ele deve estar a pensar como eu, e se calhar também vai confessar como eu. Mas aí apanhamos ambos 2 anos de prisão."

"Mas esta opção é pior que a de não confessarmos ambos, logo menos racional".

Voltámos ao principio. Criamos um ciclo infinito. A razão fecha-se sobre si própria e não apresenta solução.

Sejamos claros isto não é uma recusa da utilização da razão na relação com o Universo. É só o afirmar que a razão é apenas um dos instrumentos utilizados nessa relação.

Existem outras possibilidades de apreensão do Universo que transcendem a razão.

A recusa de muitas pessoas em utilizá-las, advém do facto de se terem identificado de tal forma com a razão que transcendê-la significa "morrer" ou "enlouquecer".

E não há nada que lute mais pela sobrevivência que o Ego.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home